segunda-feira, 2 de maio de 2011

Uma aventura no espaço


Eu e os meus amigos visitámos um observatório.
Nessa visita aprendi muitas coisas. Aprendi que antigamente os homens preocupavam-se muito com as posições e movimentos do sol, lua, estrelas e planetas porque era assim que se orientavam.
Mas foi com a descoberta do telescópio que começou a ser mais fácil ver estes astros.

O primeiro telescópio foi feito em 1608 por um oculista holandês chamado Hans Lippershay. Mas, este holandês não gostava de astronomia, foi Galileu Galilei, italiano que aproveitou a ideia e em 1609 fez o seu primeiro telescópio!
Os telescópios de hoje são mais evoluídos e foi com eles que eu e os meus amigos pudemos observar várias constelações.
As contelações são grupos de estrelas que formam uma figura no céu.
Aprendemos que as constelações têm vários nomes e que alguns têm sido mudados ao longo do tempo.
No hemisfério sul os nomes são mais novos que o hemisfério norte porque os receberam mais tarde quando os europeus começaram a ultilizar as constelações para navegar!
Gostei muito da minha viagem virtual pelo espaço, num observatório!!!