quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

"À descoberta do Natal no 3º B" - continuação...

Nestes dias continuámos as apresentações dos nossos trabalhos. Foi uma autêntica viagem entre sabores,tradições e culturas totalmente diferentes das nossas!
Recebemos uma agradável e simpática visita! A mãe do Gastão veio-nos contar algumas tradições açoreanas. O avô paterno do Gastão é dos Açores da Ilha de Santa Maria. No final tivemos direito a surpresas que nós adorámos!!!
De seguida, tivemos as apresentações do Leonel, Marisa, Joana, Daniel Popa e Daniel Pinheiro. O nosso colega Daniel Popa trouxe-nos algumas curiosidades sobre o seu país - Moldávia. O Natal comemora-se a 7 de Janeiro, quem dá os presentes às crianças é o "Avô Gelo - Mos Crãcium" que simboliza o Inverno e a velhice do ano que está a acabar! Muitos preferem vestir-se de "Avô Gelo" indo de casa em casa cantar músicas típicas "Plugosumil" !Aprendemos algumas palavras relacionados com esta temática: "taticu" - pai; "vamete"- neve; "bonayiua"- bom dia...Como é diferente da nossa língua! O Daniel Pinheiro apresentou uma deliciosa receita de "comer e chorar" por mais! Umas bolachinhas de Natal confeccionadas pela sua mãe! Estavam muito saborosas!
Foi óptima esta troca de experiências, uma aventura pelos diferentes Natais da nossa turma! Agradeço a disponibilidade e participação dos Encarregados de Educação envolvidos neste projecto.

Outra visita simpática foi a mãe do Vicente que nos apresentou em Power Point algumas tradições francesas, pois toda a sua família está em Paris - França. Fez uns deliciosos crepes com diversos recheios: chocolate, doce de morango, açúcar e canela... Estavam óptimos!!!
A nossa colega Alicia também nos surpreendeu com algumas curiosidades do seu país - Rússia, até trouxe a bandeira! Ensinou-nos algumas palavras em russo, é uma língua muiiito difícil e diferente da nossa!Feliz Natal é "Счастливы Рождеством" A Maria contou-nos como costuma passar o Natal e apresentou-nos uma receita maravilhosa! O Rafael mostrou-nos um vídeo espectacular feito por si e pela sua mãe, onde nos contou como tem sido o seu Natal nos últimos anos, as iguarias típicas na noite de Natal, o seu tio muito brincalhão disfarçado de Pai Natal... Foi muito divertido ver toda a animação e harmonia da sua família.