quarta-feira, 26 de maio de 2010

A nossa visita ao Centro de Ciência Viva!

O Centro de Ciência Viva de Faro fica localizado junto à marina. Quando chegámos, sentámo-nos nuns banquinhos para lanchar. Lá vimos uns pescadores a apanhar ameijoas e berbigão.
De seguida, entrámos no Centro, subimos ao 1º andar de elevador para vermos um filme sobre os Oceanos e o Planeta Terra, que a mãe do Bruno nos preparou.
Depois, fingimos que entrámos no fundo do mar vendo paisagens magníficas. Fizemos imensas experiências divertidas! Andámos em cima de uma ponte que tremia toda simulando um terramoto, observámos jangadas de pedra que simbolizavam as placas tectónicas que quando se movem dão origem a tremores de Terra, fizemos bolas de sabão gigantes, afundámos um navio, ao rodarmos um simples botão criámos um tornado na água. Também vimos um vulcão enorme, em que a lava brilhava muito e da chaminé vulcânica saía fumo!
A seguir, fomos ao "Apalpário" que é um aquário gigante onde todos nós pudemos tocar e conhecer de perto muitos peixinhos, conchinhas, lesmas...Havia um peixinho que se chamava "Pepino"!!!
No final da visita fomos para um jardim onde brincámos imenso e pedalámos numas bicicletas muito especiais.
A caminho da escola,encontrámos duas senhoras muito simpáticas, que nos explicaram a importância de nos protegermos do sol para não ficarmos com nenhuma doença de pele. Como hoje se comemora o Dia Mundial do Melanoma (cancro da pele) todos nós recebemos protectores solares para ficarmos bem protegidos do sol do nosso Algarve que é bem quentinho!!!
Nós adorámos a visita, foi bem divertida e enriquecedora!
Aqui ficam os melhores momentos!