quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Queijo fresquinhoooooo

Olá!!!

Hoje tivemos uma tarde em cheio! Fizemos o tão desejado queijo fresco!!! Era muiiito delicioso! Aqui estão as fases da nossa actividade!

Para os mais curiosos aqui fica a explicação mais completa de como se faz o queijo?

Para fazer o queijo é preciso leite de cabra ou de ovelha. Quando o leite chega à queijaria vai para os tanques de frio para se conservar - refrigeração. A seguir o leite é pasteurizado para matar todos os micróbios. Passa por uns tubos até chegar às panelas onde vai ser fervido. Seguidamente passa as cubas de coalho. Sai por uma torneira e passa por um filtro. Nas cubas de coalho o leite é misturado com o coalho e algum sal. Quando o leite está coalhado passa para a francela onde é repisado: dentro dum pano é amassado com as mãos para sair o soro. A seguir fazem-se os queijos dentro de pequenas formas chamadas cinchos onde a coalhada é bem apertada. Os queijos depois vão sendo virados várias vezes para ficarem bem apertados, sair o soro e para secarem. Quando estão feitos, os queijos passam para a sala de refrigeração. Se quisermos queijo fresco está pronto para vender. Para termos queijo curado, o queijo tem que passar para a sala de cura. Se o queijo for de cabra fica na sala de cura 8 dias, se for de ovelha fica 3 semanas.

Visita de Estudo à Quinta do Peral!

Olá a todos!!!

Ontem fomos a uma visita de estudo à Quinta do Peral. É uma quintinha pedagógica onde podemos realizar inúmeras actividades com animais e de culinária. Fomos muito bem recebidos pela D. Cristina e uns amiguinhos muito divertidos, a cadelinha Cuca e o cãozinho Yuri! Visitámos todos os animais, alimentámos os patinhos, andámos de burro e tentámos fazer queijo, mas o leite não coalhou. Foi um dia hiper, mega fabulásticoooo!!!
Aqui ficam as nossas aventuras na quinta!!!