quinta-feira, 10 de junho de 2010

DIA 10 DE JUNHO – DIA DE PORTUGAL, DE CAMÕES E DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS!!!







Luís de Camões foi o maior poeta português de todos os tempos. Escreveu “ Os Lusíadas” onde, em versos imortais, conta os principais acontecimentos da História de Portugal ocorridos até ao seu tempo. Mas o tema principal é a descoberta do caminho marítimo para a Índia, por Vasco da Gama.
Espírito aventureiro, em África, enquanto combatia, perdeu um olho, na Índia foi soldado e funcionário sempre inconformado, em Macau, numa gruta, escreveu a maior parte de “ Os Lusíadas”.
Luís de Camões morreu em Lisboa, no dia 10 de Junho de 1580, sendo considerado um verdadeiro símbolo da Pátria.
Este ano, as comemorações do Dia de Portugal, pela primeira vez, acontecem na cidade de Faro, a capital do Algarve, no Terreno Municipal da Horta das Figuras, junto ao Fórum Algarve, decorreu o desfile militar, sendo a sessão solene no Teatro Municipal de Faro.
A cidade de Faro está de parabéns, hoje está a ser vista em todo o Mundo onde se fala português, possui um enorme património cultural, com edifícios notáveis, como o Convento de Nossa Senhora da Assunção, a Igreja da Sé Catedral, a Igreja do Carmo, o Convento de São Francisco e dos Capuchos, o Palácio Episcopal, o Arco da Vila, várias torres árabes e bizantinas.