domingo, 25 de abril de 2010

25 de Abril - Uma data de viragem para Portugal!




O golpe de estado do 25 de Abril de 1974, também conhecido por "Revolução dos Cravos", mudou completamente Portugal, pois libertou o País de uma ditadura que durava há mais de 40 anos! Por isso mesmo, esta data assumiu uma enorme importância para o povo português, restaurou-se a democracia e Portugal passou a conhecer o significado da palavra liberdade.

Nesse dia, houve um grupo de militares do Movimento das Forças Armadas descontentes com a governação do País e cansados da longa guerra colonial, revoltaram-se contra o regime ditatorial em que vivia Portugal e promoveram uma enorme viragem na história do País. A transmissão da canção "Grândola Vila Morena" de Zeca Afonso pelas 00 horas e 20 minutos serviu de senha aos militares. Após a ocupação de locais estratégicos como rádio, televisão e aeroporto, os soldados cercaram o quartel do Carmo onde se encontrava o presidente Marcelo Caetano que se acabou por render, terminando assim a ditadura, dando origem a um novo governo democrático.

A Revolução do 25 de Abril trouxe de volta a liberdade de opinião e expressão. Finalmente, era possível dizer aquilo que se pensava sem ter medo de ser punido. Formaram-se partidos políticos, terminou a guerra colonial e, a partir dessa data, realizam-se eleições livres.

Viva a liberdade!!!
Viva o 25 de Abril!!!