segunda-feira, 14 de março de 2011

Três crias

Era uma vez, uma tigre Tipex fêmea que vivia no jardim Zoológico de Lisboa. Esta é uma espécie muito rara por isso os tratadores tinham muito cuidado com ela e ficaram muito contentes quando souberam que ia ter filhotes.

Finalmente depois de algum tempo, eles nasceram.

Os tratadores ficaram ainda mais contentes por saberem que eram três crias. Agora era preciso ainda mais cuidado.

Ao princípio a mãe tigre não deixava que ninguém se aproximasse dos seus filhotes. Dava-lhes de mamar, mantinha-os próximo dela para que ficassem quentinhos e lambia-os para que ficassem limpinhos.

Os tratadores para ajudarem a mãe tigre tinham que ganhar a sua confiança. Assim, muito devagar poderam ajudar os filhotes tigre a crescerem mais saudáveis e com isso fazer com que esta espécie de tigres- os tigres brancos a não desaparecer.

São tigres muito bonitos e vão dar muita alegria ao Zoo!

A aventura dos três filhos do Tigre Tipex

Era uma vez, no belo zoológico de Lisboa, um casal de tigres chamados Cristal e Tipex. Eles tiveram três filhos: duas fêmeas e um macho. Os filhotes brincavam muito com um saco e um ramo que os tratadores tinham posto pendurados nas árvores. Os dias no zoológico eram felizes. Para além de brincarem, comiam bem, bebiam água fresca, corriam, descansavam e recebiam muitos miminhos dos seus pais.

Os três tigres eram muito curiosos. Já conheciam os seus vizinhos da frente, os primatas. Eles gostavam de vê-los a saltar nos ramos das árvores e perguntavam à sua mãe se também podiam saltar como eles. Do seu lado esquerdo estavam os rinocerontes brancos. Eles tinham algum medo deles porque eram grandes e faziam barulhos esquisitos. Os seus chifres também lhes metiam medo. O seu pai acalmava-os e dizia-lhes para não se preocuparem.

Certo dia, enquanto o tratador estava a alimentá-los, o Pex, a Cristália e a Princesa, conseguiram escapar-se pela porta e desataram a correr pelo zoológico. Eles fugiram e pelo caminho viram muitos animais que nunca tinham visto: ursos formigueiros gigantes, focas, coalas, cangurus, zebras. Também viram outros tigres seus primos! Mas eles ficaram muito encantados quando pararam ao pé da Baía dos Golfinhos. Eles nunca tinham visto animais que viviam dentro de água! Então decidiram entrar lá dentro para ver esses animais.

Estava a dar um espectáculo excepcional. Os golfinhos davam voltas pelo ar, passavam pelos arcos, batiam as barbatanas, e as pessoas nadavam com eles!

Entretanto, o pai e a mãe aperceberam-se que eles não estavam lá e começaram a chamar por eles. O pai perguntou aos seus vizinhos primatas se os tinham visto, mas foi o rinoceronte que respondeu e disse-lhe que os tinha visto a passar em grande correria. O Tipex ficou muito preocupado mas não conseguia sair. Então pediu ao rinoceronte e aos primatas para perguntarem aos seus vizinhos se os tinham visto. Em pouco tempo ficou a saber onde eles estavam.

Depois do espectáculo, os três tigres aproximaram-se da piscina para falarem com os golfinhos e a tratadora viu-os. Então, a tratadora levou-os de volta para a sua casa. Os seus pais ficaram muito felizes mas puseram-nos de castigo. Durante um mês não puderam brincar com o saco e o ramo de árvore e tiveram que decorar a lengalenga “Um tigre, dois tigres, três tigres”.

Feliz Aniversário Ricardo!!!



Hoje foi dia de termos um novo aniversariante... o nosso amigo Ricardo fez 9 anos!
Cantámos os Parabéns e comemos um óptimo bolo do "Madagascar"!
Desejamos-te as maiores felicidades e que tenhas uma excelente festinha junto da tua família e amiguinhos!

Beijinhos da professora e turma!